Anais do Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia - CAIITE

TRILHA ACADÊMICAS DO CAIITE 2016

O mérito do trabalho e a adequação deste às categorias de trabalho do Evento serão avaliados de acordo com critérios específicos para cada categoria, conforme descrito a seguir:

  • TRILHA GRADUAÇÃO: trabalhos realizados por alunos de graduação das diversas instituições de ensino superior, resultantes de disciplinas, de execução de projetos de pesquisa, entre outros afins.  Trabalhos submetidos para a TRILHA DE GRADUAÇÃO deverão ser caracterizados pelo desenvolvimento de um tema no âmbito da graduação, englobando trabalhos de pesquisa, monitoria, projetos do PET, estágio, TCC, relatos de casos/experiências, trabalhos resultantes de pesquisas bibliográficas, entre outros.
  • TRILHA PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO: trabalhos realizados por estudantes de pós-graduação, pesquisadores das diversas instituições, resultantes de cursos de especialização, mestrado, doutorado ou resultantes de pesquisas acadêmicas ou experimentais.  A redação dos resumos submetidos para a TRILHA PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO deverá considerar que a atividade provém de um processo de construção de conhecimento balizado por uma metodologia específica, adequada e sistematizada consoante a preceitos singulares das diferentes áreas de conhecimento. Assim, as ações de um trabalho de pesquisa deverão necessariamente ser descritas à luz de preceitos metodológicos, que se sustentam na literatura, o que não exclui a utilização de métodos inovadores. Um trabalho de pesquisa deve, ainda, explicitar a apresentação dos resultados e discuti-los, à luz da literatura.  O objetivo dos trabalhos que se enquadram nesta trilha é apresentar resultados parciais ou finais de pesquisa que irão lavar a obtenção do título de especialista (no âmbito de cursos de especialização ou residência), mestre ou doutor, onde é exigida a elaboração de um trabalho de conclusão, dissertação ou tese.
  • TRILHA EXTENSÃO: trabalhos resultantes de ações dirigidas a sociedade, que reflitam resultados de experiências com as relações entre as Instituições de Ensino Superior e a Sociedade, de ações transformadoras voltadas para os interesses da população e para o desenvolvimento regional. A definição da TRILHA EXTENSÃO deverá contemplar os aspectos gerais das atividades de extensão que serão entendidas como atividades que se caracterizam  pela Interação Dialógica; Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade; Indissociabilidade do Ensino, da Pesquisa e da Extensão; Impacto na Formação do discente; Impacto e Transformação Social (ver RESOLUÇÃO Nº. 65/2014-CONSUNI/UFAL).  Dessa forma, a redação dos resumos submetidos para esta trilha deverá considerar que atividades de extensão envolvem e promovem a interação dialógica entre comunidade externa e Universidade, relacionando-se à construção de ações solidárias, de construção de conhecimento e/ou de responsabilidade social. Os relatos dessa categoria deverão necessariamente incluir projetos e/ou ações que também incluam atores não vinculados à comunidade acadêmica.
  • TRILHA PRÁTICAS PROFISSIONAIS E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: trabalhos realizados pelos diversos órgão governamentais e não-governamentais, escolas de ensino médio, tecnológicas, ou qualquer outro setor da sociedade, que configurem resultados de experiências práticas e/ou inovadoras, para benefício da sociedade. A redação dos resumos submetidos para a TRILHA PRÁTICAS PROFISSIONAIS E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA deverá considerar que a atividade provém de um processo de construção de conhecimento resultante de experiências realizadas em meios não acadêmicos ou que sejam da academia e que não se enquadrem nas outras trilhas, mas que de alguma forma contribuíram para o desenvolvimento de uma instituição ou setor, quer seja público ou privado. Trabalhos que sejam técnicos ou profissionalizantes, ou  inovadores, ou com potencial empreendedor, balizado por uma metodologia, adequada e sistematizada, consoante a preceitos singulares das diferentes áreas de conhecimento, cabem nesta trilha.

O Comitê Científico Geral agradece a colaboração de todos neste evento.


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