O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS LÚDICOS COMO MATERIAIS DIDÁTICOS: INSTRUMENTOS FACILITADORES DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO MÉDIO

Mariana Barboza da Silva, Ailton Coelho Junior, Vanessa do Nascimento Lima Oliveira, Daniela Evelin dos Santos

Resumo


Este trabalho incentiva e desperta o desenvolvimento da aprendizagem de forma interdisciplinar, dinâmica e contextualizada através dos jogos lúdicos, tendo em vista que estes, além de serem incentivados pelos PCNscomo mediadores, quando planejados e usados de forma a unirem o lúdico com o ensino, proporcionam grandemente para o processo de ensino-aprendizagem desenvolvendo o cognitivo do aluno através de discussões que promovem as soluções de problemas encontrados no cotidiano. Para isso foram propostos e avaliados quatro jogos (Trilha da Isomeria, Polimemorização, A Conquista dos Elementos e Roleta Bioquímica), que abordam alguns dos conteúdos programáticos de química para o Ensino Médio, e aplicados com alunos de escolas estaduais de Maceió. O método utilizado para a avaliação foram questionários e debates realizados antes, durante e depois da realização de cada jogo. O resultado foi um maior interesse proveniente dos alunos para querer estudar os conteúdos de química e um esforço maior para relacionarem o conteúdo com o cotidiano e assim poder aproveitar bem os jogos. Além disso, é observado que a diversão e competitividade oriunda dos jogos estimulam o aprendizado e que também proporcionam interação e ajuda mútua entre os jogadores para que todos permaneçam jogando. E também pode possibilitar a conscientização se o jogo for elaborado para tal propósito.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.