A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATICA EM QUADRINHOS

Suzy Gracielly de Sousa Figueira

Resumo


A apresentação da aprendizagem significativa em quadrinhos é uma opção de atratividade para que o leitor se aproprie de alguns termos e conceitos de forma menos densa, estimulando – o a posteriormente aprofundar-se nas pesquisas sobre a mesma. Contudo, este trabalho objetivou elaborar uma história em quadrinho sobre a teoria de aprendizagem significativa. Foi realizada pesquisa bibliográfica para a produção dos quadrinhos que foi desenhado com grafite, HB, 2B, 4B e 6B, editados no Coreldraw X3. Basicamente a história conta com os personagens Lisi e Toti, para desenvolverem o enredo. O Toti nessa história será um estudante da licenciatura prestes a realizar seu primeiro estágio supervisionado e a Lisi apresentará a Teoria da Aprendizagem Significativa ao Toti, a fim de ajudá-lo no estágio. Toti, no decorrer de sua leitura vai apresentando os conceitos da teoria e formando um mapa conceitual até o final de sua leitura, demonstrado de forma gráfica um resumo sobre a aprendizagem significativa. A elaboração dos quadrinhos sobre a aprendizagem significativa, permite que a realização de oficinas/ minicursos de divulgação da teoria seja mais lúdica, utilizando-se de um recurso facilitador, para subsidiar na compreensão dos conceitos apresentados na aprendizagem significativa. Dessa forma os participantes que ainda não tiverem tido contato com esta teoria, tenham este recurso como organizador prévio.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.