A INCLUSÃO E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS: METODOLOGIAS E PRÁTICAS DOS PROFESSORES

Patricia de Oliveira Santos, Elizete Santos Balbino

Resumo


As pessoas com deficiência estão cada vez mais ocupando seus espaços, sejam eles educacionais ou sociais. Portanto, a presença de alunos com deficiência é uma realidade em muitas escolas públicas do município arapiraquense. Assim, o presente trabalho tem como objetivos analisar a inclusão e o processo de ensino-aprendizagem das crianças com deficiência nas escolas públicas do município de Arapiraca – AL e investigar as metodologias e as práticas utilizadas pelos professores no processo de ensino e aprendizagem das crianças com deficiência no âmbito educacional. Utilizamos como metodologia uma pesquisa bibliográfica e de campo com uma abordagem qualitativa através de um estudo de caso. Para a coleta de dados foram aplicadas entrevistas semiestruturadas com cinco professoras de três escolas da rede pública do município de Arapiraca – Alagoas, que têm incluídos em suas salas de aulas alunos com deficiência. Os resultados mostraram que a maioria dos professores entrevistados, apesar de achar que a inclusão de alunos com deficiência nas escolas é importante, reconhece que não têm condições de ensinar a essas crianças como deveriam, pois faltam profissionais de apoio para ajudá-los e materiais pedagógicos adequados. Os depoimentos apontam para a falta de uma formação adequada para atender aos alunos com deficiência e que o professor precisa considerar também que as mudanças acontecem primeiro dentro dele mesmo, ou seja, é preciso querer mudar a realidade que está posta para depois cobrar dos responsáveis condições melhores de trabalho. Dessa forma, o docente estará garantindo ao aluno com deficiência o direito à educação.


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