DESENVOLVIMENTO DE VALORES NO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS COM TURMAS DE 2° ANO

Débora Araújo do Nascimento, Janaíla Santos da Silva

Resumo


Este artigo é resultado de experiências pedagógicas realizadas na Escola Municipal de Tempo Integral Zélia Barbosa Rocha, situada em Arapiraca – AL, no período de Novembro/2014 a Fevereiro/2015. Nesta escola são realizadas as atividades referentes ao Programa de Bolsas de Iniciação à Docência, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas/Campus Arapiraca. Buscaremos discutir, as experiências pedagógicas envolvendo bolsistas, supervisoras e alunos referentes à participação no projeto “Desenvolvimento de valores no ensino fundamental: estratégias pedagógicas com turmas de 2° ano”, com o qual buscamos compreender os sentidos e significados que as crianças atribuem a sentimentos e valores socialmente estabelecidos. Destacamos nesse artigo o desenvolvimento de valores sobre o respeito às diferenças, enfatizando a deficiência sensorial. Durante as intervenções, como bolsistas buscamos oportunizar situações nas quais os alunos experienciassem as diferenças, desmitificando concepções prévias acerca do sujeito com cegueira, surdez ou deficiência motora. Para tanto, discutimos as deficiências sensoriais a partir do conhecimento prévio dos alunos incorporando novas informações, para a ampliação do olhar acerca da deficiência. Realizamos também um conjunto de experiências pedagógicas de caráter lúdico, em que os alunos tinham a oportunidade de vivenciar algumas situações semelhantes ao cotidiano das pessoas com deficiência. Percebemos que tais atividades contribuíram para o fortalecimento dos laços afetivos de parceria na construção de um conhecimento mais amplo sobre o viver com deficiência em geral, bem como sobre os recursos de aprendizagem, desfazendo preconceitos e estereótipos, e contribuindo, no limite, para a qualidade das interações humanas entre os diferentes no espaço escolar.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.