O JOGO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: EXPERIÊNCIA COM O TABULEIRO DA CADEIA ALIMENTAR.

Flávia dos Santos Belarmino, Crislane Azarias dos Santos, Solma Lúcia Souto Maior de Araújo Baltar, Maria Lusia de Morais Belo de Morais Belo Bezerra

Resumo


Os jogos didáticos surgiram como um auxílio ao professor, despertando nos alunos o interesse em aprender. No ensino de Ciências vários conteúdos podem ser explorados com o uso deste recurso didático, a exemplo do tema cadeia alimentar que expressa as relações alimentares dos seres vivos em um ecossistema. O objetivo do presente trabalho foi verificar a contribuição do jogo didático “Tabuleiro da Cadeia Alimentar” para o aprendizado de alunos de turmas de 6º ano do Ensino Fundamental. A atividade foi realizada pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) - subprojeto Biologia da Universidade Federal de Alagoas – Campus de Arapiraca, no mês de junho de 2014 em uma escola pública da rede municipal de ensino. O público alvo foi constituído por 50 alunos de duas turmas de 6º ano. O jogo continha um tabuleiro e possuía 20 cartas com perguntas sobre o conteúdo. Após a atividade os alunos responderam individualmente um questionário avaliativo com quatro questões objetivas. Em cada questão havia apenas uma alternativa correta. Ao analisar as respostas, 83.87% da turma “A” e 73.68% da turma “C” assinalaram corretamente o conceito de cadeia alimentar; e 90.33% da turma “A” e 78.95% da turma “C” indicaram corretamente a sequência correspondente a uma cadeia alimentar. Assim, ficou evidente que a utilização de jogos didáticos contribui para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos em sala de aula, promove uma maior interação com os assuntos abordados, com os colegas e com o professor.


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