É POSSÍVEL ALFABETIZAR COM LUDICIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE?

Edjane dos Santos FERREIRA, Thamires Fernanda Bezerra MACHADO, Maria Auxiliadora da Silva CAVALCANTE, Quitéria Medeiros Ferreira COSTA

Resumo


O presente trabalho faz um breve relato acerca das práticas pedagógicas de alfabetização de maneira interdisciplinar, com o tema: É possível alfabetizar com ludicidade e interdisciplinaridade? Nosso intuito foi contribuir para a alfabetização dos alunos, oferecendo jogos e brincadeiras que estimulem a imaginação e possibilitem novas experiências, desenvolvendo sua aprendizagem, através da interação e da utilização de materiais concretos, proporcionando momentos prazerosos de leituras, para com isso consolidarem o hábito da leitura. Nosso trabalho foi desenvolvido utilizando os mais variados componentes curriculares presentes no calendário pedagógico escolar, em turmas de 2º ano do ensino fundamental da escola de Educação básica Vereador Izidro Pereira Filho, da rede municipal de Olho d’Água das Flores, atendendo aproximadamente 27 crianças, com faixa etária de 07 a 12 anos de idade, através da ludicidade e da interdisciplinaridade sendo estes utilizados como um fio condutor da aprendizagem. As atividades foram realizadas as terças e quartas - feira durante o primeiro horário no turno vespertino, as quais foram aplicadas pela equipe de bolsista do PIBID/UFAL/CAPES, durante o ano letivo de 2014. Os resultados obtidos demonstram que um aumento considerável no desenvolvimento cognitivo da leitura e da escrita e que o processo ensino e aprendizagem quando realizado com recursos lúdicos possibilita que os alunos sintam prazer em aprender e que os docentes se sintam realizados.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.