REFLEXÕES SOBRE O LIXO QUE ENTRA NA ESCOLA E PARA ONDE VAI DEPOIS DE DESCARTADO: Posicionamento dos Alunos com Relação ao Lixo que Produzem

Adelmo Fernandes de Araújo, Cristina Maria Conceição de Santana

Resumo


Atualmente, as discussões sobre a produção do lixo estão presentes em todas as esferas sociais, a preocupação consiste no grande acúmulo de lixo devido a uma sociedade que cada vez consome mais e de forma desenfreada. O problema do lixo está diretamente ligado ao modelo societário em que vivemos, no qual se incentiva cada vez mais o consumo. Outro problema é o descarte do lixo que é despejado em locais inapropriados prejudicando o solo e contribuindo para poluição do ar, solo e água. Nesta perspectiva, a discussão e reflexão da temática fazem-se necessária no âmbito escolar, tendo em vista que possíveis mudanças na relação dos alunos com o lixo poderão acontecer. Este trabalho é resultado de visitas e observações feitas em uma escola pública da rede municipal de Arapiraca – AL, onde foram constatados problemas relacionados ao lixo escolar. A partir das visitas foram feitas indagações sobre como os alunos concebem o lixo que entra e sai da escola e como se posicionam em relação ao lixo que produzem. O objetivo foi fazer um trabalho de reconhecimento e reflexão do lixo que entra na escola e para onde vai depois de descartado. Para a realização desse trabalho foi efetuada, inicialmente, a aplicação de questionários com o intuito de levantar dados. Com o resultado das análises dos levantamentos foi proposta e realizada uma atividade utilizando a técnica de Diagnóstico Rural Participativo (DRP) / Mapa Falado que possibilitou obter informações acerca da visão geral da realidade de cada aluno. Com os resultados obtidos, foi possível fazer um diagnóstico/reflexão da problemática do lixo, que posteriormente, foi apresentado a professora da classe e à coordenação da escola.


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