UM MUNDO DE SILÊNCIO E CONFUSÃO: DESAFIOS E SURPRESAS NA RELAÇÃO ENSINO APRENDIZAGEM EM SALAS INCLUSIVAS.

Elislaury Flôres Lima

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo apresentar o relato sobre a experiência de estágio desenvolvida nos primeiros, segundos e terceiros anos do Ensino Médio noturno da Escola Estadual Adriano Jorge, a qual se localiza no município de Arapiraca/AL, sendo a mesma uma escola que contempla as necessidades especiais dos alunos que a frequentam. Dentre as turmas anteriormente citadas duas são inclusivas. A metodologia do trabalho foi concebida em um processo de pesquisa-ação, e gerada a partir de práticas pedagógicas desenvolvidas por intermédio das observações do fator ensino-aprendizagem nas turmas inclusivas do ensino médio noturno. O contexto da pesquisa se configurou em um importante processo de reflexão, e com base na experiência, constatamos que o auxilio do interprete de libras é um elemento de fundamental importância para o processo de ensino e de aprendizagem com pessoas surdas. No entanto as melhores observações em sala de aula foram tomadas na ausência deste. Momento em foi necessário desenvolver contato direto com os estudantes da turma, mesmo sem ter o elo de ligação, representado pelo interprete. Com isso verificou-se a necessidade do domínio das libras pelos professores que trabalham nesse contexto e da utilização de outros recursos para que haja uma melhor interação com os estudantes surdos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.