RELATO DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO ESTÁGIO SUPEVISIONADO NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Geissyany da Silva Santos, Genaldir Rocha de Oliveira Barros, Maria Andressa Azevedo Nunes, Ângela Maria Marques

Resumo


O presente trabalho relata as experiências obtidas a partir das observações e das práticas realizadas pelas acadêmicas do curso de Pedagogia Campus I Uneal, desenvolvido a partir da disciplina Estágio Supervisionado de Magistério no Ensino Fundamental/Anos Iniciais, realizado na Escola Municipal Professora Benícia Umbelina da Silva. Este relato tem como objetivo compartilhar as experiências vivenciadas pelas estagiarias durante a realização do Estágio Supervisionado, contribuindo assim para que aja uma reflexão acerca das teorias vista na universidade bem como as práticas realizadas em sala de aula, de modo que os novos integrantes dos cursos de licenciatura venham a ter noção do que é o Estágio e de como ele funciona. A metodologia que sustenta este relato esta pautada na pesquisa bibliográfica e documental (observações participante in loco), portfólios, que descrevem os momentos em que as estagiarias observaram a prática da professora regente e também realizaram práticas pedagógicas na sala campo de estágio e, para subsidiar nossa pesquisa contamos com a contribuição teórica de: Severino (2007), Silva (2008), Pimenta; Lima (2010), Silva (2010) entre outros. Nos resultados alcançados percebemos a importância do estágio na formação dos graduandos, principalmente nos cursos de licenciatura. Pode-se considerar que o estágio é uma etapa essencial da graduação, momento em que o futuro professor poderá estabelecer relações entre a teoria recebida na universidade com a prática encontrada na escola campo de estágio, contribuindo assim para a construção da identidade profissional do mesmo.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.