UM OLHAR SOBRE A METODOLOGIA DO ENSINO DE FILOSOFIA: RELATO DO TRABALHO DE CAMPO NA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FILOSOFIA DA UFAL

Edivaldo Vieira Barros, Elizabete Amorim de Almeida Melo

Resumo


Este artigo trata sobre o trabalho de campo que foi realizado na disciplina de Estágio Supervisionado em Filosofia III, no segundo semestre de 2014, efetivado num período de cinco semanas, nos meses de setembro e outubro, numa escola de ensino público na rede estadual de Alagoas, da 14ª Coordenadoria Regional de Ensino. Na pesquisa qualitativa, coletamos vários dados relacionados à estrutura da escola, os profissionais envolvidos no processo de ensinagem, além das relações que os indivíduos envoltos a instituição se propõem a realizar. Ainda, observamos, descrevemos e analisamos os conteúdos utilizados em sala de aula, assim como também, a metodologia que o professor do ensino de Filosofia utiliza em suas aulas. Mais adiante, discutiremos o embate entre teoria e prática no ensino de Filosofia, partindo do pressuposto de como se efetiva a teoria e sua aplicabilidade. O trabalho de campo objetivou estabelecer o contato do graduando do Curso de Filosofia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) com o espaço de trabalho que este futuramente ira exercer. No decorrer deste trabalho, constatamos muitas dificuldades que o professor de Filosofia transcursar para aplicar suas aulas, tanto nas metodologias como a falta de alguns recursos. Percebemos, ainda, que muitos discentes buscam entender a disciplina, porém, uma maioria absoluta não dá a devida atenção ao que é trabalhado na sala de aula.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.