Curso de Biblioteconomia da UFAL: uma trilha sobre sua memória histórica

Almiraci Dantas dos Santos, Maria de Lourdes Lima

Resumo


O curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas, criado em 1998, se apresenta como uma alternativa para a formação de profissionais em Biblioteconomia para atuar na organização e disseminação da informação no âmbito da sociedade e de unidades de informação em Alagoas. Por ocasião dos 50 anos da UFAL, em 2011, o ICHCA instigou a necessidade do curso de Biblioteconomia de construir uma história da sua trajetória institucional. Logo, o curso de Biblioteconomia procurou, a partir de um projeto de pesquisa, construir uma trilha da sua memória institucional, pois a memória possibilita a formação e construção histórica, assim como também é uma extensão da informação e do conhecimento registrados. Em síntese, para a construção dessa memória foi realizada uma investigação por meio de fontes primárias e secundárias, tais como os documentos oficiais e extraoficiais (depoimentos de ex-coordenadores e coordenador, ofícios, projetos político-pedagógicos, portarias, resoluções, entre outros). Portanto, o resgate dessa memória institucional se inscreve na tentativa de se pensar a história da UFAL como a soma das histórias e/ou das memórias das suas respectivas unidades acadêmicas.


Palavras-chave


Curso de Biblioteconomia – UFAL. Memória Institucional – Curso de Biblioteconomia – UFAL. História institucional. Produção de Registros de Conhecimento.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.


Ciência da Informação em Revista | E-ISSN 2358-0763 | Citações no Google Acadêmico

      

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes

Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins
CEP: 57072-900 | Maceió, Alagoas, Brasil | e-mail cirev@ichca.ufal.br

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


 Os originais publicados na Ciência da Informação em Revista estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.