Informação e Conhecimento no Campo Científico da Ciência da Informação

Robéria de Lourdes de Vasconcelos Andrade, Edilson Targino de Melo Filho, Wendia Oliveira de Andrade

Resumo


A Ciência da Informação apresenta-se interdisciplinar, permitindo a interação com outras áreas do saber. Este artigo propõe uma reflexão acerca da relação significativa das conceituações no campo da Ciência da Informação, em específico sobre informação, conhecimento, memória entre outros conceitos. A pesquisa foi estruturada a partir de reflexões sobre o tema, com base em uma pesquisa bibliográfica. Neste ensaio foram selecionadas algumas conceituações, que nos levam a refletir sobre a questão histórico-epistemológica da informação relacionada ao conhecimento e também à memória, sendo esta a premissa maior do estudo. Faz parte destas discussões as inter-relações conceituais, em que é possível relacioná-las a partir do que nos apresentam autores que contribuíram não apenas com a formulação de conceitos, mas para todo um construto de significados. Por fim, consideramos que estas definições encontradas têm uma perspectiva bastante filosófica, o que não nos impede de vislumbrar uma relação com a Ciência da Informação e todos os aspectos cognitivos que ela também detém enquanto ciência.


Palavras-chave


Conhecimento; Informação; reflexões conceituais

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.


Ciência da Informação em Revista | E-ISSN 2358-0763 | Citações no Google Acadêmico

      

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes

Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins
CEP: 57072-900 | Maceió, Alagoas, Brasil | e-mail cirev@ichca.ufal.br

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


 Os originais publicados na Ciência da Informação em Revista estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.