Instrumento para Diagnostico da Gestão da Informação e do Conhecimento (GIC) para Bibliotecas Universitárias

Adriana Nóbrega Silva, Emeide Nóbrega Duarte

Resumo


O foco desta investigação está no entendimento da Gestão do Conhecimento (GC) e de sua sistematização como um processo tal qual a Gestão da Informação (GI), e na integração de ambos em um modelo que permita o diagnóstico. A investigação foi desenvolvida na Universidade Federal do Ceará (UFC) e na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). A pesquisa teve por objetivo principal propor um instrumento para diagnosticar o gerenciamento da informação e do conhecimento (GIC) de forma integrada para bibliotecas universitárias. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva de cunho qualitativo, considerada estudo de caso. Adota a análise de conteúdo para a coleta, organização e análise dos dados. Os resultados da pesquisa indicaram que há necessidade de ampliar as discussões a respeito da Gestão da Informação e do Conhecimento direcionadas às bibliotecas universitárias, explorar com profundidade as temáticas específicas da GIC, tais como a valorização do capital intelectual na biblioteca universitária, analisa os bibliotecários diretores e gestores, entendendo que todo o processo de Gestão da Informação e do Conhecimento depende de ações bem planejadas, alinhadas às expectativas organizacionais e dos usuários, fazendo-se uso dos recursos humanos, materiais e tecnológicos disponíveis. As redes sociais estão presentes, facilitando a comunicação entre o pessoal da biblioteca, e entre estes e os usuários, convergindo serviços de informação mais convenientes e eficientes. Nos novos tempos, a GIC expande a relevância da função do bibliotecário, que não se restringe ao mero gerenciamento das informações documentárias. Ele torna-se um personagem central na administração da biblioteca, cujas competências extrapolam a racionalidade da técnica biblioteconômica, para satisfazer pessoas (usuários/clientes e colaboradores).


Palavras-chave


Gestão do Conhecimento. Gestão da Informação. Biblioteca da Universidade. instrumento de diagnóstico.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.


Ciência da Informação em Revista | E-ISSN 2358-0763 | Citações no Google Acadêmico

      

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes

Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins
CEP: 57072-900 | Maceió, Alagoas, Brasil | e-mail cirev@ichca.ufal.br

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


 Os originais publicados na Ciência da Informação em Revista estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.