O Papel Social da Arquivologia: a percepção dos arquivistas na era da informação e do conhecimento

Claudialyne da Silva Araújo, Ivanilda Bezerra Cavalcanti, Aurekelly Rodrigues da Silva, Pedro Augusto de Lima Barroso

Resumo


Atualmente a Arquivologia vem apresentando um valor bastante representativo no uso de suas atribuições integrando um novo paradigma de arquivo moderno, dinâmico e criativo. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa é analisar por meio de aplicação de questionários a visão social dos profissionais arquivistas, buscando saber quais os métodos e técnicas estão sendo utilizados frente às novas tendências informacionais. Procurou-se saber também, as perspectivas desses profissionais quanto ao futuro da profissão, tendo em vista que, na atual sociedade da informação e do conhecimento torna-se imprescindível as práticas educativas e sociais arquivisticas. Conceitua com base na literatura científica: a trajetória e evolução histórica da arquivologia e do arquivo no Brasil e no mundo. Como também a responsabilidade social dos mesmos. Descreve a re-configuração do arquivista, no qual é sujeito central desse estudo. A pesquisa tem como abordagem qualitativa, de natureza descritiva e exploratória, com amostragem intencional, no qual foram aplicados questionários com arquivistas na cidade de João Pessoa/PB. Á guisa de conclusão nos permite ver que, apesar da insegurança de alguns respondentes com relação à perspectiva profissional, enaltece a confirmação de que o perfil profissional do arquivista está mudando. E sob uma nova ótica da arquivologia mais voltada para o social, vislumbra-se um arquivista mais atento e focado socialmente. Assim, ficou evidente que houve uma transição bastante representativa, e tanto os cursos de graduação como os profissionais atuantes devem estar atento a tais mudanças da área.   


Palavras-chave


Arquivologia. Responsabilidade social da Arquivologia. Sociedade da informação e do conhecimento. Perfil do arquivista.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.


Ciência da Informação em Revista | E-ISSN 2358-0763 | Citações no Google Acadêmico

      

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes

Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins
CEP: 57072-900 | Maceió, Alagoas, Brasil | e-mail cirev@ichca.ufal.br

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


 Os originais publicados na Ciência da Informação em Revista estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.