A abordagem da difusão arquivística nos artigos de periódicos científicos A1 das áreas do conhecimento “Comunicação e Informação” e “Educação” da CAPES

Fernanda Frasson Martendal, Eva Cristina Leite da Silva

Resumo


Este artigo tem por objetivo de identificar a abordagem da difusão arquivística no escopo da literatura em Arquivologia, Ciência da Informação e Educação. Para isso, utiliza a lógica de pesquisa qualitativa e, como instrumento de coleta de dados, a revisão de literatura. Contextualiza a difusão arquivística como função central para os arquivos atuais e vinculada diretamente com aspectos culturais e educativos, que fazem do arquivista um formador, das práticas no arquivo um processo de ensino-aprendizagem e do usuário, um sujeito ativo e interagente. A partir da recuperação de artigos publicados em periódicos classificados com estrato A1, foi possível coletar uma série de termos que representam de que maneira os artigos abordam a difusão arquivística. Como considerações finais, inferiu-se que, até princípio de 2018, nos periódicos com estrato A1, foram publicados artigos que abordam a difusão como vinculada à cidadania, processo, ação educativa, pesquisa, cultura, identidade, o que comprova a tendência do arquivo de tornar-se um espaço cada vez mais social, para e pelos usuários da informação.

Palavras-chave


Ação educativa. Difusão arquivística. Periódicos científicos. Usuários.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.28998/cirev.2020v7nespc



Direitos autorais 2020 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.


Ciência da Informação em Revista | E-ISSN 2358-0763 | Citações no Google Acadêmico

        

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes

Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins
CEP: 57072-900 | Maceió, Alagoas, Brasil | e-mail cirev@ichca.ufal.br

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


 Os originais publicados na Ciência da Informação em Revista estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.