“Olhares cegos”: transformando fotografias em sons - a importância da audiodescrição no acesso à informação por usuários com deficiência visual

Evanildo Freitas do Nascimento Júnior, Carla Mara da Silva, Luiz Antonio Santana da Silva

Resumo


O estudo aborda a temática da acessibilidade, em que por meio da revisão de literatura elucidou os desafios do arquivista na inclusão informacional de usuários com deficiência visual, através do método da audiodescrição como fonte de acessibilidade para estes. Foi utilizado o documento fotográfico com o objetivo de evidenciar a importância da audiodescrição no acesso à informação. As fotografias utilizadas são de exposição do Museu da Imagem e Som do Amazonas (MISAM), onde foram usadas cinco fotografias do fundo documental custodiado pela instituição. Os procedimentos metodológicos utilizados foram de natureza aplicada, pois faz uso da audiodescrição como método para descrever as fotografias do acervo do cineasta Silvino Santos, como também se empregou a pesquisa bibliográfica e documental, sendo este estudo caracterizado do ponto de vista descritivo. Os resultados foram analisados qualitativamente e discutidos com base na fundamentação teórica e a partir desses é proposto que o método de descrição de fotografias de Miriam Manini (2013) pode viabilizar o processo de realização da audiodescrição, garantido assim o direito de acesso e inclusão informacional aos portadores de deficiência visual.


Palavras-chave


Acessibilidade. Audiodescrição de fotografias. Deficiente visual. Descrição fotográfica. Inclusão informacional.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.28998/cirev.2020v7nespd



Direitos autorais 2020 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.


Ciência da Informação em Revista | E-ISSN 2358-0763 | Citações no Google Acadêmico

        

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes

Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins
CEP: 57072-900 | Maceió, Alagoas, Brasil | e-mail cirev@ichca.ufal.br

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


 Os originais publicados na Ciência da Informação em Revista estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.