Chamada Pública – Dossiê Temático “Ensinar a ler e a escrever: múltiplos contextos e perspectivas”

O dossiê contempla questões diversas relativas ao ensino da leitura e da escrita em diferentes contextos (escolar e não escolar; nacional e internacional; local e global), a partir de distintas perspectivas (teórica, histórica, metodológica, pedagógica, didática) e de diferentes olhares.

 

Ao eleger como tema o ensino da leitura e da escrita em diferentes contextos, o dossiê propõe-se a fomentar discussões permitam a reflexão sobre questões que estão na agenda contemporânea de debates do campo da educação. Do mesmo modo, contribui para desvelar os desafios cotidianos de ensinar a ler e a escrever, em um cenário marcado por inúmeros movimentos de ressignificação e de retrocessos.

 

Os artigos do dossiê seguirão os critérios formais da Revista Debates em Educação (disponíveis no endereço http://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao) e devem ser encaminhados na plataforma SEER até o dia 15 de abril de 2020, com previsão de publicação em novembro de 2020.