ENSINO DE CIÊNCIAS PARA SURDOS E/OU DEFICIENTES AUDITIVOS NUMA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE AS PUBLICAÇÕES BRASILEIRAS NO PERÍODO ENTRE 2000 E 2015

Aline Nunes Santos, Edinéia Tavares Lopes

Resumo


Pensar na educação nacional pressupõe a princípio, pensar no direito ao acesso, a permanência e a qualidade de ensino a todos os educandos nas escolas regulares. Nesse sentido, fez-se necessário para esse estudo realizar um levantamento de pesquisas que abordam a inclusão de alunos surdos no Ensino de Ciências Naturais e que foram publicadas no Brasil durante um período de 2000 à 2015. Para tanto, esse estudo tem como objetivo compreender como ocorre a inclusão de alunos surdos nas escolas públicas do Brasil, com ênfase na área de Ciências Naturais, a partir de pesquisas publicadas no país num período de quine anos. A metodologia adotada foi à abordagem qualitativa tendo como procedimento a pesquisa teórica composta por 16 amostras de trabalhos publicados na fonte Banco Digital de Teses e Dissertações da Universidade Federal de Sergipe (BDTD/Nacional) e em periódicos Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os resultados inferem que apesar da existência de leis que asseguram o direito ao acesso à escola, estas não são as únicas garantias que permitem a qualidade de ensino e a aprendizagem dos estudantes surdos neste ambiente.

Palavras-chave


Inclusão; Surdos, Ciências

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DOI: http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n18p183



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