Retalhos de experiências exitosas em Educação Profissional e Tecnológica

Leandro Marcos Salgado Alves, Reginaldo Leandro Plácido, Filipe Pereira Faria, Michel Luís Rohr

Resumo


Este artigo relata experiências exitosas de ensino-aprendizagem, no contexto da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, a partir de práticas pedagógicas interdisciplinares. A discussão acontece no âmbito dos trabalhos desenvolvidos, durante a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE), por alunos dos cursos técnicos integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, Campus Araquari, num evento satélite conhecido como Painel de Integração de Conhecimentos (PIC). Como exemplo, será discutido o processo de desenvolvimento de um protótipo de piso térmico, construído com materiais reciclados. Nesse caso, o objetivo foi estudar condições favoráveis a promoção de conforto térmico para leitões. A proposta tecnológica desenvolvida pelos alunos é apresentada como uma estratégia didática, tendo em vista a transformação da escola em ambiente de criação de ferramentas de trabalho, possibilitando interações com a natureza capazes de promover resultados favoráveis aos indivíduos e à sociedade.

Palavras-chave


Interdisciplinaridade; Sustentabilidade; Práticas pedagógicas; Educação integrada; Educação Profissional e Técnica de Nível Médio.

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