Extensão Universitária na EaD: equidade na construção de saberes transdisciplinares

Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino, Marcela Rosa de Lima Machado, Marcio Boaventura Junior, Fernando Selmar Rocha Fidalgo

Resumo


Este artigo analisa o impacto das tecnologias na formação de professores, a partir dos saberes construídos em um Programa de Extensão Universitária na Educação a Distância (EaD), denominado Aproxime-se. Parte da perspectiva de que a democratização na Educação Superior, na modalidade EaD, deve ser pautada nos mesmos princípios da modalidade presencial, garantindo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A partir de uma pesquisa-ação, buscou-se avaliar as ações desenvolvidas nesse Programa, desde seu planejamento até a consolidação dos eventos promovidos nos polos. Os estudos e reflexões sobre a construção e a consolidação desse Programa evidenciaram suas contribuições para a formação docente, sendo constatada a vivência da tríade universitária pelos estudantes envolvidos.


Palavras-chave


Tecnologia. Formação de Professores. Programa de Extensão

Texto completo:

PDF

Referências


BARRETO, R. G. Tecnologias na formação de professores: o discurso do MEC. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 271-286, jul./dez. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a06v29n2.pdf. Acesso em: 22 de setembro de 2018.

BOGDAN, R; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e métodos. Porto: Editora Porto, 1994

BRASIL. Conferência Nacional de Educação – CONAE. 2014. Disponível em: . Acesso em: 5 de outubro de 2018.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1988.

BRASIL. Decreto Nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Disponível em: http://uab.capes.gov. br/. Acesso em: 5 de outubro de 2018.

BRASIL. Decreto Nº 7.416, de 30 de dezembro de 2010. Disponível em: http://www. planalto.gov.br. Acesso em: 5 de outubro de 2018.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: . Acesso em: 5 de outubro de 2018

BRASIL. Plano Nacional de Extensão Universitária 2012-2022. Disponível em https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/Plano-nacional-de-extensao-universitaria-editado.pdf Acesso em 28 de outubro de 2018.

FAVACHO, A. M. P. et al (Org.). Aproxime-se/UFMG: a interface da extensão na EaD. Belo Horizonte: CAED-UFMG, 2014.

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação - uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez, 1980.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MACIEL, A. O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão: um balanço do período 1988 – 2008. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, SP, 2010.

MACHADO, M. R. L.; ARRUDA, E. P. Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão na Educação a Distância: desafios e experiências. In: CORRADI, W. et al (Orgs). Extensão Universitária na EAD: desafios e experiências da indissociabilidade entre pesquisa ensino e extensão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018, no prelo.

MACHADO, M R. L. et al. A importância dos Programas de Extensão para a formação universitária a distância. In: Anais do X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD). Belém: UniRede, 2013.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. Revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF; UNESCO, 2000.

OLIVEIRA, M. A. M.; PASCHOALINO, J. B. Q.; ROCHA, T. C. Políticas para o Ensino Superior: profissionalização ou proletarização do trabalho docente? Revista Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 20, n. 2, p. 77-89, mai./ago.2011.

PASCHOALINO, J. B. Q. et al. O percurso de um programa de extensão na EAD: Aproxime-se/UFMG. In: Anais do XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD). Florianópolis, SC: NUTE; UFSC, 2014. p. 1286-1297.

PASCHOALINO, J. B. Q. et al. Saberes Transversais: a EaD e a formação do humano. In: V Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade, 2013, Curitiba. Anais do V Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade. Curitiba: Esocite, 2013.

PASCHOALINO, J. B. Q. Desafios da Gestão Escolar. Belo Horizonte: Studium Eficaz, 2017.

PONTE, C. I. R. V. et al. A extensão universitária na Famed/UFRGS: cenário de formação profissional. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v. 33, n. 4, dez. 2009. Disponível em: . Acesso em: 26 de outubro de 2018.

SAMPAIO, J. H; FREITAS, M. H. A Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão. In: GONÇALVES, L. F. et al. (Org). Educação superior: princípios, finalidades e formação continuada de professores. Brasília: Universa; Líber livro, 2010.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e pesquisa, Campinas, v. 31, n. 3, p. 443-466, 2005.




DOI: http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p259-272

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

_________________________________________________________________________________________________________________________

CONTATO:

E-mail: debatesemeducacao@gmail.com

Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Centro de Educação – CEDU
Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE
Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, s/n - Tabuleiro do Martins
57072-900 - Maceió - AL, Brasil.
Telefone: +55 82 3214 1196
Link: http://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/

ISSN ELETRÔNICO: 2175-6600

DOI (Digital Object Identifier - Identificador de Objeto Digital)

Em 14 de dezembro de 2017, a Revista Debates em Educação passou a atribuir o DOI às suas publicações, padrão para identificação de documentos em redes digitais. 

Prefixo: 10.28998/2175-6600

QUALIS/CAPES (2013 - 2016):

– Ensino B1
– Interdisciplinar B4
– Letras / Linguística B4
– Psicologia B4
– Comunicação e Informação B4
– Sociologia B4
– Educação B5

PERIODICIDADE – QUADRIMESTRAL

De 2009 a 2016, a periodicidade da Revista Debates em Educação era semestral. A partir de 2017, a revista se tornou quadrimestral, de acordo com as datas abaixo:

– Primeiro quadrimestre: jan./abr. - limite para publicar a edição 30 abril.
– Segundo quadrimestre: maio/ago. - limite para publicar a edição 31 agosto.
– Terceiro quadrimestre: set./dez. - limite para publicar a edição 31 dezembro.

Os dizeres acima dizem respeito somente à data de publicação da edição e não ao envio de artigos.

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

________________________________________________________________________________________________________________________

A Revista Debates em Educação foi contemplada com o Edital Fapeal Nº 5/2016 Apoio à Editoração e Publicação de Periódicos Científicos e com o Edital Fapeal Nº 9/2018 Apoio à Editoração e Publicação de Periódicos Científicos.

________________________________________________________________________________________________________________________

A Revista Debates em Educação está indexada nas seguintes bases científicas.

 

. Open Journal Systems (OJS);

. Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES);

. Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal (Latindex);

. Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (CLASE);

. Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras (Diadorim);

. Directory of Open Access Journals (DOAJ);

. Indice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (IRESIE);

. European Reference Index for the Humanities (ERIH);

. Google Scholar;

. Clasificación Integrada de Revistas Científicas (CIRC);

. Periódicos de livre acesso (LivRe);

. Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Cientifico (REDIB);

. Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org);

. Journals for Free (J4F);

. Information Matrix for the Analysis of Journals (MIAR);

. Directory of Research Journals Indexing (DRJI);

. Elektronische Zeitschriftenbibliothek (EZB);

. Bielefeld Academic Search Engine (BASE);

. World Catalog (WorldCat);

. Finna | Satakunta University of Applied Sciences Library.

 

               

_________________________________________________________________________________________________________________________

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.