Aprendizagem e práticas de escrita de alunos do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará em interação on-line

Alcides Fernando Gussi, Ellen Lacerda Carvalho Bezerra

Resumo


Analisa as práticas de escrita de alunos do Curso de Letras/UFC em interação on-line no contexto de suas aprendizagens. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa com abordagem etnográfica em quatro momentos: a) acompanhamento dos alunos em suas aulas; b) análise da elaboração de projetos de pesquisa no Google Drive; c) observação dos escritos no Facebook; d) e conversas, para integração de saberes. As análises focaram a escrita no meio digital associadas ao conceito de interação social de Goffman (2012). Como principais resultados, observou-se que no Curso de Letras, permeiam valores específicos acerca da aprendizagem na escrita na medida em que as interações sociais on-line e off-line, que mediam essa aprendizagem, circunscrevem o funcionamento das hierarquias institucionais e, como decorrência disso, as práticas de escritas formais em detrimento de dimensões informais e interações menos hierarquizadas entre os alunos.


Palavras-chave


Palavras-chave: Interações Sociais. Meio digital. Escrita.

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Referências


BEZERRA, Ellen Lacerda Carvalho. Práticas de escrita de alunos do Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará em interação on-line. 2016. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.

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DOI: http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p14-28

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