Editorial

Deise Juliana Francisco, Inalda Maria dos Santos, Amurabi Oliveira, Laura Beatriz Cerletti, Cicera Nunes, Maria Conceição Reis

Resumo


É com prazer que apresentamos a primeira edição da Revista Debates em Educação do ano de 2019, especificamente v. 11, n. 23.

Nesta edição, iniciamos com a publicação ahead of print como forma de agilizar a divulgação dos artigos enviados para a revista. Também anunciamos que a revista, a partir desta edição, está no Directory of Open Access Journals (DOAJ).

A edição é composta por artigos de fluxo contínuo e por dois dossiês que foram selecionados no ano de 2018 na Chamada Pública de Submissão em Dossiês Temáticos - Edital Nº 01/2018 – Recepção de propostas de dossiês para a Revista Debates em Educação (http://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/announcement/view/82).

O Dossiê “Ensino de Antropologia” foi organizado por Dr. Amurabi Oliveira (UFSC, Brasil) e Dra. Laura Cerletti (UBA/CONICET, Argentina). O Dossiê "Abordagens pedagógicas interdisciplinares para a educação das relações étnico-raciais" foi organizado pelas professoras Dra. Cicera Nunes (URCA, Brasil) e Dra. Maria da Conceição dos Reis (UFPE, Brasil).

Como forma de dar transparência aos processos da revista, passamos a destacar algumas métricas relativas a esta edição. Com relação ao número de autores, tivemos ao total de 75 autores, sendo 10 internacionais e o restante nacional. As regiões de origem dos autores também foram diversificadas. Em termos internacionais tivemos autores mexicanos e argentinos. Em termos nacionais, contamos com 23 da região nordeste, 20 da região sul, 15 da região sudeste, 05 da região norte e 2 da região centro-oeste. Sendo assim, contamos com autores com diversidade regional. A titulação mínima para publicação na revista é de mestre em cada artigo. Aceitamos a publicação de alunos de graduação e graduandos, desde que outro autor seja mestre ou doutor, como forma de viabilizar aos leitores acesso a pesquisas de iniciação científica, tecnológica e extensão realizados nas universidades, sob orientação. Tivemos a participação de 45 doutores, 16 mestres, 6 especialistas, 8 graduados e 1 graduando.

Agradecemos a todos autores desta edição e pareceristas e também a quem enviou proposta para publicação de dossiê na Debates em Educação, em especial ao professor e professoras que constituíram os dossiês ora publicados, nomeadamente: Dr. Amurabi Oliveira (UFSC, Brasil), Dra. Laura Cerletti (UBA/CONICET, Argentina), Dra. Cicera Nunes (URCA, Brasil) e Dra. Maria da Conceição dos Reis (UFPE, Brasil).

Agradecemos também o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL), através do Edital Nº 9/2018 - apoio à editoração e publicação de periódicos científicos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23pi-xv

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CONTATO:

E-mail: debatesemeducacao@gmail.com

Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Centro de Educação – CEDU
Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE
Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, s/n - Tabuleiro do Martins
57072-900 - Maceió - AL, Brasil.
Telefone: +55 82 3214 1196
Link: http://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/

ISSN ELETRÔNICO: 2175-6600

DOI (Digital Object Identifier - Identificador de Objeto Digital)

Em 14 de dezembro de 2017, a Revista Debates em Educação passou a atribuir o DOI às suas publicações, padrão para identificação de documentos em redes digitais. 

Prefixo: 10.28998/2175-6600

QUALIS/CAPES (2013 - 2016):

– Ensino B1
– Interdisciplinar B4
– Letras / Linguística B4
– Psicologia B4
– Comunicação e Informação B4
– Sociologia B4
– Educação B5

PERIODICIDADE – QUADRIMESTRAL

De 2009 a 2016, a periodicidade da Revista Debates em Educação era semestral. A partir de 2017, a revista se tornou quadrimestral, de acordo com as datas abaixo:

– Primeiro quadrimestre: jan./abr. - limite para publicar a edição 30 abril.
– Segundo quadrimestre: maio/ago. - limite para publicar a edição 31 agosto.
– Terceiro quadrimestre: set./dez. - limite para publicar a edição 31 dezembro.

Os dizeres acima dizem respeito somente à data de publicação da edição e não ao envio de artigos.

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

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A Revista Debates em Educação foi contemplada com o Edital Fapeal Nº 5/2016 Apoio à Editoração e Publicação de Periódicos Científicos e com o Edital Fapeal Nº 9/2018 Apoio à Editoração e Publicação de Periódicos Científicos.

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A Revista Debates em Educação está indexada nas seguintes bases científicas.

 

. Open Journal Systems (OJS);

. Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES);

. Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal (Latindex);

. Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (CLASE);

. Directory of Open Access Journals (DOAJ);

. Indice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (IRESIE);

. Google Scholar;

. Clasificación Integrada de Revistas Científicas (CIRC);

. Periódicos de livre acesso (LivRe);

. Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Cientifico (REDIB);

. Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org);

. Journals for Free (J4F);

. Information Matrix for the Analysis of Journals (MIAR);

. Directory of Research Journals Indexing (DRJI);

. Elektronische Zeitschriftenbibliothek (EZB);

. Bielefeld Academic Search Engine (BASE);

. World Catalog (WorldCat);

. Finna | Satakunta University of Applied Sciences Library.

 

             

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