A HISTÓRIA CONTADA PELOS PROFESSORES: da classe especial à sala de recursos multifuncional na rede municipal de Maceió.

Elisangela Leal de Oliveira Mercado, Neiza de Lourdes Frederico Fumes

Resumo


Este trabalho é parte de uma pesquisa de doutorado em andamento. Ele visa compreender como aconteceu o processo de implantação de um sistema educacional inclusivo na rede pública municipal de Maceió, a partir das narrativas orais de professores da Educação Especial. Surgiu da inquietação da necessidade de conhecer o contexto social e histórico de implementação e transformações da Educação Especial na rede municipal de Maceió, a partir das vozes dos professores que vivenciaram este processo. A metodologia utilizada no estudo envolveu uma abordagem qualitativa de história oral temática, com enfoque no método biográfico, adotando como técnica a entrevista narrativa e a análise de conteúdo. Foram realizadas entrevistas gravadas em áudio com três professores da Educação Especial, que ingressaram na rede pública municipal em momentos distintos na história da Educação Especial de Maceió. Na análise das narrativas orais, foi estabelecido um diálogo com os estudos e pesquisas referentes aos modelos de atendimento ofertado aos estudantes da Educação Especial durante a implantação de sistemas educacionais integradores e inclusivos. Esta pesquisa revelou as tensões e percepções dos professores da Educação Especial na compreensão da oferta do Atendimento Educacional Especializado em escolas públicas da rede municipal de ensino de Maceió/AL. Aspecto que, em vários momentos, demonstrou o despreparo na formação e na atuação destes docentes. Portanto, desvelar as concepções de professores da Educação Especial, acerca da implantação de um sistema educacional inclusivo e da oferta do Atendimento Educacional Especializado em Salas de Recursos Multifuncionais, ainda é considerado um espaço de pesquisa pouco explorado.


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