AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS DO (A) ALUNO (A) DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE MACEIÓ/ALAGOAS

Adélia Maria Roque da Silva, Neiza de Lourdes Frederico Fumes

Resumo


Este estudo teve como objetivo analisar a avaliação das necessidades educacionais do (a) aluno (a) das salas de recursos multifuncionais das escolas estaduais de Maceió/Alagoas a partir do ponto de vista dos professores das salas de recursos. Utilizamos uma abordagem qualitativa, para a coleta de dados e usamos a entrevista semiestruturada. Foram entrevistados vinte e quatro professores das salas de recursos multifuncionais (SRM) de uma coordenadoria regional de ensino de Alagoas. A maioria dos professores tinha formação em Pedagogia, sendo que havia também professores com outras formações, Três professores não informaram a respeito da formação em pós-graduação e os demais possuíam especialização Lato Sensu. No que diz respeito à avaliação da aprendizagem, as professoras procuravam conhecer as dificuldades e os avanços no desenvolvimento dos alunos. Em relação ao encaminhamento dos alunos para o atendimento educacional especializado (AEE), pudemos compreender que inicialmente esse procedimento poderia ser realizado pelo professor da sala regular que informava a direção ou coordenação da escola ou ele mesmo realizava esse procedimento. Também analisamos como era realizado o processo de diagnóstico para comprovação das necessidades especiais dos estudantes atendidos nas SRM e constatamos que a comprovação das necessidades especiais dos alunos era realizada pelo médico. Observamos que havia falta de conhecimento sobre o AEE por parte dos professores da sala regular. O estudo mostrou que a avaliação pode contribuir para inclusão dos estudantes público-alvo da educação especial na escola comum.


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