DESENVOLVENDO METODOLOGIAS COM JOGOS PARA ALFABETIZAR ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E BAIXA VISÃO

Etiene de Andrade TENÓRIO, Marcia Lúcia Nogueira de Lima BARROS, Neiza de Lourdes Frederico FUMES

Resumo


O jogo pode se tornar um aliado dos professores em busca de bons resultados tanto para o aluno com deficiência intelectual como para os demais envolvidos. Este estudo tem como objetivo desenvolver estratégias através de jogos para alfabetizar o aluno com deficiência intelectual e baixa visão. Foram seguidos os pressupostos da pesquisa qualitativa com ênfase na abordagem colaborativa. Utilizou-se a observação e o diário de campo para a coleta de dados. Os resultados iniciais revelaram que a professora acredita ser este um recurso pedagógico prazeroso, o qual pode envolver o aluno com deficiência intelectual e baixa visão de maneira significativa, proporcionando situações de interação e aprendizagem entre todos os alunos da sala de aula.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.