APRENDIZAGEM E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEA: experiências vivenciadas através do projeto ABC do TRATE

Myllenna de Oliveira Santos, Jaqueline da Cruz Zacarias, Amanda Magalhães Barbosa

Resumo


O desenvolvimento da aprendizagem de crianças com transtorno do espectro autista - TEA é um tema, hoje, muito importante e que precisa ser discutido, em virtude do processo de inclusão escolar. Entretanto, algumas lacunas são evidenciadas nas instituições formadoras, referentes à inclusão e a aprendizagem de alunos com TEA, que tem influenciado negativamente na prática adotada pelos professores frente a essa problemática. Essa realidade educacional impulsionou o surgimento de um projeto entre a Universidade Estadual de Alagoas - Uneal e o Centro de Reabilitação e Reintegração de Crianças com Autismo - Espaço Trate Autismo, buscando possibilitar novas oportunidades de aprendizagem para crianças com TEA e através disso, contribuir na formação dos futuros professores, através de um aprofundamento teórico e prático. Assim, os objetivos desse trabalho são: relatar as experiências acerca do desenvolvimento da alfabetização de alunos com TEA, vivenciadas pelas graduandas do curso de Pedagogia da Uneal- Campus I por meio do projeto “ABC do Trate” e mostrar o quanto é importante o uso de atividades especificas que se adequem as especificidades de cada criança. Utilizamos como metodologia, a pesquisa bibliográfica usando a abordagem qualitativa, através de um relato de experiência. Os resultados apontam que tanto as estagiárias, quanto as crianças atendidas pelo projeto vêm sendo beneficiadas com o seu desenvolvimento, pois de acordo com as necessidades de cada aluno, as estratégias alfabetizadoras estão sendo desenvolvidas, tornando a experiência muito satisfatória. Assim, pode-se dizer que quando são usadas estratégias diferenciadas de ensino é possível alfabetizar os alunos com TEA.


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