ADAPTAÇÃO DE JOGOS E ATIVIDADES PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Mércia Cristina Cipriano dos SANTOS, Márcia Lúcia Nogueira de Lima BARROS, Neiza de Lourdes Frederico FUMES

Resumo


Refletir a respeito do processo educativo de alunos com deficiência visual, desperta a necessidade de organização e planejamento dos recursos pedagógicos e de acessibilidade que possibilitem a valorização e o pleno desenvolvimento das suas potencialidades. Este estudo tem por objetivo promover a adaptação de jogos e atividades que contribuam no processo de alfabetização do aluno com deficiência visual. A metodologia da pesquisa é de caráter qualitativo com ênfase na abordagem colaborativa. Utilizou-se a observação e o diário de campo para a coleta de dados. Os resultados iniciais revelaram que a pesquisa colaborativa promoveu transformações nas ações pedagógicas da professora, porquanto houve a compreensão da necessidade de adaptação dos materiais pedagógicos para a alfabetização do aluno com deficiência visual, tornando o aprendizado significativo.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.