AS SIGNIFICAÇÕES DE UMA PROFESSORA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO ACERCA DA ATIVIDADE DOCENTE COM ALUNOS SURDOS

Maria Vitória de Freitas Pereira, Aline Matias Maciel, Viviane Nunes Sarmento

Resumo


A psicologia sócio histórica traz um novo olhar sobre o homem e seu desenvolvimento, se utilizando de idéias do materialismo histórico dialético que passa a conceber o homem como um sujeito ativo, social e histórico que interfere na sua realidade, através do seu processo de interação social, seja através da linguagem ou de outros signos que medeiam essas relações (Bock, 1999), buscando compreender o homem na sua totalidade. Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo geral apreender as significações de uma professora do AEE acerca de sua prática docente com alunos surdos e como objetivos específicos, identificar como a historicidade da professora se encontra relacionada com a sua atividade docente, como também compreender os sentidos atribuídos pela professora do AEE a sua prática com alunos com surdez. A partir disso foi realizada uma coleta de dados através da entrevista semiestruturada de caráter reflexivo com uma professora que atuava no AEE do município de Garanhuns-PE. Ressaltamos que embasamos este trabalho à luz da Psicologia Sócio Histórica, tendo como técnica metodológica os núcleos de significação. Nesses termos, foi possível construir dois núcleos de significação: “complexidades do processo de inclusão” e “fontes de conhecimentos e saberes do docente no trabalho do Atendimento Educacional Especializado”. Concluímos que a partir desses núcleos apresentados, a professora apresenta uma identificação com a área da surdez devido a sua experiência em receber alunos com deficiência e que mediante aos desafios do trabalho com essas deficiências a busca pelo conhecimento se tornou um fator presente em sua prática.


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