A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA/ALAGOAS: das políticas às práticas

Karla Lécia Barros Nunes, Deivila Aparecida Santos, Edja Silva Santos

Resumo


Falar de políticas e práticas na educação inclusiva nos leva a pensar nas lutas e movimentos que ocorreram e proclamavam a igualdade para todos. Essas manifestações chamaram a atenção da sociedade, constituindo as políticas públicas na perspectiva da educação inclusiva em nível nacional e também internacional. Percebe-se através de estudos realizados que a educação inclusiva se não estiver alinhada e amparada por leis e com apoio da comunidade escolar, facilmente torna-se uma educação excludente. Assim, este estudo tem como objetivo investigar as políticas e as práticas da educação inclusiva no município de Arapiraca – AL. A metodologia será bibliográfica, documental e de campo, com um enfoque qualitativo e serão utilizados para a coleta de dados entrevistas semiestruturadas com a gestora responsável pela educação inclusiva do município de Arapiraca e cinco professores da rede pública. Como resultados a pesquisa aponta que algumas das dificuldades na efetivação da implementação das políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiências são as faltas de investimento na formação docente, materiais adequados, más condições de trabalho, bem como, a práxis quanto à contextualização das políticas públicas referenciadas nas leis para educação inclusiva. Esses fatores contribuem para que não aconteça de fato a inclusão nos espaços escolares do município de Arapiraca – Alagoas.


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