EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA EM PENEDO: APLICABILIDADE DAS METAS E ESTRATÉGIAS DO PME NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Valdenia Tavares da Silva, Erika França dos Santos, Valéria Campos Cavalcante

Resumo


O presente trabalho traz o recorte de uma pesquisa desenvolvida no sistema educacional penedense. Trazemos aqui uma análise do Plano Municipal de Educação - PME/Penedo, enfatizando sua aplicabilidade no tocante a Educação Especial e Inclusiva nas escolas da Rede Municipal de Educação. Nosso objetivo, portanto, é constatar até que ponto as metas do PME estão sendo concretizadas nas escolas municipais de Penedo. Utilizamos como metodologia uma abordagem qualitativa, baseado em análise documental e observação da realidade, através do estudo de caso. Ao compararmos o que está anunciado no PME/Penedo (2015- 2025) com as ações que estão sendo desenvolvidas no sistema educacional penedense, percebemos que a política estabelecida oficialmente não está sendo efetivada na prática, uma vez que não conseguiu, até este ano de 2017, implementar novas práticas de ensino, ou até mesmo ampliar o acesso e permanência dos estudantes com deficiência nos espaços escolares.


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