A CONTRIBUIÇÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A INCLUSÃO DO ALUNO COM TEA

Claudielda Nunes da Silva Santos, Kesiane Belarmino da Silva, Rayana Priscilla Campos Santos, Francy Kelle Rodrigues Silva

Resumo


Na perspectiva da educação inclusiva,a escola deve se configurar como um espaço para todos.Local este, onde os alunos poderão desenvolver conhecimentos a partir de suas próprias capacidades e podem expressar suas ideias livremente, desta forma contribuindo para a construção do cidadão, mesmo com suas diferenças. A Educação Física enquanto conteúdo curricular obrigatório é importante para desenvolvimento das competências, das relações sociais e habilidades motoras de todos os alunos, inclusive dos que apresentam alguma deficiência ou com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo deste estudo foi analisar as contribuições das aulas de Educação Física para a inclusão do aluno com TEA. Caracterizouse como um estudo de campo, de natureza qualitativa, do tipo descritiva. A amostra foi composta por 02 (dois) professores, sendo um de Educação Física e uma pedagoga, ambos fazem parte de uma escola pública do ensino fundamental no município de Marechal Deodoro– AL e trabalham com alunos com TEA.Sendo utilizado como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi realizada através da análise de conteúdo.Os resultados mostraram que as aulas de Educação Física contribuem de forma positiva para a inclusão do aluno com TEA em contexto escolar, de forma que as vivências nessas aulas propiciarão melhorias no desenvolvimento das habilidades motoras e nas relações sociais deste aluno.


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