Encontro Alagoano de Educação Inclusiva

v.1, n.1

Anais do VI Encontro Alagoano de Educação Inclusiva/I Encontro Nordestino de Inclusão na Educação Superior


Imagem para capa da revista

A universidade pública não pode perder de seus horizontes o diálogo com a sociedade e o fomento de discussões necessárias para a sua transformação. Tendo isso em mente,  o Núcleo de Estudos e Extensão em Educação e Diversidade (NEEDI) tem há mais de uma década promovido os Encontros Alagoano de Educação Inclusiva, sempre com o intuito de trazer à tona temas necessários para a construção de uma educação que seja mais aberta ao respeito à diversidade e em parceria com os múltiplos atores deste processo.

Em 2015, em conjunto com o Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Alagoas, foram realizados o 6º Encontro Alagoano de Educação Inclusiva e o 1º Encontro Nordestino de Inclusão na Educação Superior, de  2 a 4 de dezembro, na Universidade Federal de Alagoas, no Campus A.C. Simões, em Maceió, com o tema Construindo caminhos para uma Educação Inclusiva: encontros e desencontros.  

Os eventos contaram com a participação de 314 pessoas, sendo professores da Educação Básica e Superior, profissionais da área da Saúde, estudantes de diferentes cursos superiores, servidores de universidades públicas, entre outros, provenientes de diferentes estados brasileiros.

Os Encontros foram organizados com painéis de discussão, oficinas, sessões de comunicação oral, concurso de fotografias e apresentações culturais, os quais privilegiavam a participação e a troca de experiências.

Nos Painéis foram discutidas a Inclusão na Educação Superior, as Práticas Educativas e Inclusão, o Atendimento Educacional Especializado, e, a Formação de Professores e Inclusão.  

Nas Oficinas, os participantes puderam escolher para tomar parte de duas das seguintes opções: Produção de Materiais Visuais para Educação de Surdos, Autismo e Educação, Introdução ao Sistema Braille e Tecnologia Assistiva, Contação de Histórias para crianças com deficiência visual, Ludicidade e ensino de Libras, Estratégias para a Inclusão no Ensino Superior, Dança Inclusiva e Noções Básicas de Áudio-descrição.

O 3º Concurso de Fotografia Digital teve o objetivo de estimular, reconhecer e divulgar imagens de práticas inclusivas criadas por fotógrafos que encontram na Inclusão Educacional a inspiração para a sua criatividade.

Nas Rodas de Conversa foram apresentados os resultados de pesquisas e os relatos de experiências. Nestas apresentações, foram fortemente privilegiadas as trocas de experiências entre os participantes e para reunir pessoas com interesses comuns os trabalhos foram organizados nos seguintes eixos: Inclusão na Educação Superior, Atendimento Educacional Especializado, Formação de Professores, e, Inclusão e Práticas Educativas e Inclusão. Os resumos expandidos dos trabalhos apresentados estão reunidos nestes Anais, que esperamos possam ainda fomentar muitas outras reflexões para os leitores.

E, as Apresentações Culturais constituíram-se em uma oportunidade de apreciação de outras formas de expressão e um convite ao reconhecimento as possibilidades infinitas do ser humano. Momentos de muita sensibilidade e emoção.

Com tudo isso, é possível considerar que o Encontro Alagoano de Educação Inclusiva alcançou outro patamar, sem que tenha perdido de vista os seus objetivos primeiros – ser um espaço de compartilhamento de saberes e práticas para aqueles que trabalham para o desenvolvimento de uma escola sem exclusões e de qualidade para todos.  Neste caminho, muitos e muitas se engajaram nas atividades e ainda que anonimamente não podem ser esquecidos, afinal : “Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o começo da realidade” (Cervantes em Dom Quixote de La Mancha).

Assim, nosso agradecimento a todos que aceitaram o convite para organizar, apoiar e participar do 6º Encontro Alagoano de Educação Inclusiva e o 1º Encontro Nordestino de Inclusão na Educação Superior.  Esperamos vê-los em breve!!!

Maceió, dezembro de 2015.

  

Neiza de Lourdes Frederico Fumes

Coordenadora Geral do Evento

 

Comitê Científico:

Coordenadora do Comitê Científico: IVANISE GOMES DE SOUZA BITTENCOURT (UFAL)

 

CHRISTIANNE THATIANA RAMOS DE SOUZA (UFSCAR)

CHRYSTIANE VASCONCELOS ANDRADE TOSCANO (UFAL)

CRISTIANA CARINA DE BARROS LIMA DANTAS BITTENCOURT (UFAL)

DANIELLI SILVA GUALDA (UFSCAR)

DAVID DOS SANTOS CALHEIROS (UFSCAR)

FLÁVIO ANDERSON PEDROSA DE MELO (IFAL/UFSCAR)

GLORISMAR GOMES DA SILVA (UFSCAR)

JACQUELINE CAROLINE COSTA FREDERICO (UNICAMP)

JORGE LOPES CAVALCANTE NETO (UFSCAR)

JOSIANE PEREIRA TORRES (UFSCAR)

LAURA BORGES (UFSCAR)

MÁRCIA RAFAELLA GRACILIANO DOS SANTOS VIANA (IFAL)

MARCOS GRUTZMACHER (UFAL)

MARILY OLIVEIRA BARBOSA (UFSCAR)

PATRICIA MARIA DA SILVA RODRIGUES (UFAL)

RENATA ANDREA FERNANDES FANTACINI (UFSCAR)

SARAH RAQUEL ALMEIDA LINS (UFSCAR)

SIRLENE VIEIRA DE SOUZA (UFRPE)

TARCIANA ANGÉLICA LOPES SILVA (UNIROMA)

THYARA MAIA BRANDÃO (UNCISAL/FAL)

VIVIANE NUNES SARMENTO (UFRPE)

 

 


v. 1, n. 1 (2017): VII Encontro Alagoano de Educação Inclusiva/II Encontro Nordestino de Inclusão na Educação Superior


Capa da revista