POR QUE BONECOS DE PANO NAS AULAS DE GEOGRAFIA?

Cláudio José Bertazzo

Resumo


Inseriu-se a estratégia de construção de bonecos de pano nas aulas de estágio, no projeto do PIBID e nas atividades práticas como um meio que viabilizasse a aprendizagem pela pesquisa e oportunizasse aos licenciandos aperfeiçoarem suas formas de intervenção com alunos da educação básica. A metodologia do trabalho consistiu em que cada aluno criasse uma personagem fictícia com uma história de vida, situada em um estado brasileiro. Os resultados confirmaram que o boneco de pano, enquanto recurso didático, proporciona aos alunos a compreensão da realidade e conhecimentos do meio sociocultural e econômico no qual estão inseridos. Concluise que a estratégia opera aprendizagem significativa e impulsiona os discentes para construir conhecimentos por meio da pesquisa.

Palavras-chave


Aprender pela pesquisa; Didática, Estratégia de ensino; Personagens dos territórios;

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


I Colóquio Internacional de Educação Geográfica e  IV Seminário Ensinar Geografia na Contemporaneidade

Universidade Federal de Alagoas - Maceió/AL, 12 a 14 de março de 2018