A PERCEPÇÃO AMBIENTAL E AS AULAS DE GEOGRAFIA NA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ DO PATROCÍNIO, MACAPÁ/AP

Daguinete Maria Chaves Brito, Eliane Aparecida Cabral da Silva

Resumo


Este estudo discute o uso da percepção ambiental de discentes nas aulas de Geografia, tendo como público alvo alunos do nono ano do Ensino Fundamental II, de uma Escola Estadual. O objetivo foi analisar o uso da percepção ambiental dos alunos nas aulas de geografia. Metodologicamente, trate-se de um estudo bibliográfico combinado com pesquisa empírica e aplicação de formulário, objetivando averiguar os conhecimentos relativos ao ambiente que os alunos têm e se esse conhecimento é utilizado na sala de aula. Os resultados revelaram que a percepção ambiental dos discentes não é considerada nas aulas de geografia, sendo que a maior preocupação dos professores é cumprir com os conteúdos planejados sem associar com a realidade dos alunos.

Palavras-chave


Geografia. Ensino. Percepção Ambiental.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


I Colóquio Internacional de Educação Geográfica e  IV Seminário Ensinar Geografia na Contemporaneidade

Universidade Federal de Alagoas - Maceió/AL, 12 a 14 de março de 2018