METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Douglas Vieira Gois, Jaldemir Batista Bezerra

Resumo


A Geografia apresenta uma compreensão histórica de disciplina decorativa cuja pedagogia da transmissão possui prevalência. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva discutir a utilização de metodologias ativas no Ensino de Geografia na educação básica, propondo uma compreensão dinâmica da Geografia. Assim, são discutidos procedimentos e métodos como e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem em Geografia. Ademais, pode-se destacar que, dentro dessa perspectiva de ensino, os discentes ocupam o centro das ações educativas por meio da problematização da realidade, o que possibilita uma aprendizagem geográfica significativa.

Palavras-chave


Educação Básica, Ensino de Geografia, Metodologias Ativas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


I Colóquio Internacional de Educação Geográfica e  IV Seminário Ensinar Geografia na Contemporaneidade

Universidade Federal de Alagoas - Maceió/AL, 12 a 14 de março de 2018