DISCUTINDO QUESTÕES ENVOLVENDO MAPAS NAS PROVAS DE GEOGRAFIA NO ENEM DE 2015 E 2016

Eliandro Lira de Souza, Jônatas Freitas da Silva, Raquel Lourenço da Silva, Maria Francineila Pinheiro dos Santos

Resumo


Este trabalho tem como objetivo avaliar a Aprendizagem dos alunos concluintes do Ensino Médio em interpretarem questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) com mapa, para que assim possamos ter um dado sobre a qualidade da Geografia Escolar e o desenvolvimento cognitivo do alunado em relação a estas questões. Para esta atividade, buscou-se compreender o ENEM não apenas como um vestibular, mas, como um instrumento avaliativo do grau de conhecimento daqueles que concluem a educação Básica, em seguida se utilizou 03 questões com mapas dos ENEM de 2015 e 2016, que foram aplicados para 55 alunos, analisando as respostas, e apresentando os possíveis motivos para que eles tivessem optado por cada alternativa.

Palavras-chave


Enem, Ensino-Aprendizagem em Geografia, Cartografia.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


I Colóquio Internacional de Educação Geográfica e  IV Seminário Ensinar Geografia na Contemporaneidade

Universidade Federal de Alagoas - Maceió/AL, 12 a 14 de março de 2018