As contribuições das metodologias participativas no ensino de Geografia: Uma experiência do Mapa Falado.

Eloiza Lima e Souza Diniz, Joária de Araújo Vieira

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância das metodologias participativas a partir aplicação do mapa falado. Os procedimentos metodológicos desse trabalho constituem-se de pesquisa bibliográfica e da atividade prática aplicada com a turma de 8º ano da Escola Municipal Luzia Bonifácio de Souza localizado na APA da Reserva da Ponta do Tubarão do Município de Macau – RN. Durante atividade prática do mapa falado os alunos conseguiram compreender os conhecimentos geográficos sobre o lugar, os aspectos sociais para além de uma paisagem turística. Desse modo, foi possível constatar que as metodologias participativas são agregadoras e geradoras de resultados positivos tanto no campo da aprendizagem como na integração dos alunos.

Palavras-chave


Metodologias participativas, mapa falado, Geografia

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


I Colóquio Internacional de Educação Geográfica e  IV Seminário Ensinar Geografia na Contemporaneidade

Universidade Federal de Alagoas - Maceió/AL, 12 a 14 de março de 2018