EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM GEOGRAFIA: USO DE JOGOS PEDAGÓGICOS EM SALA DE AULA

Jackson Pinto Silva, Claudio José dos Santos Júnior

Resumo


Este trabalho apresenta um relato de experiência do Projeto de Extensão “Produção de material didático-pedagógico para o ensino de Geografia”, do IFAL – Campus Maceió, desenvolvido com estudantes de uma turma do 9º ano de uma instituição de ensino fundamental localizada na região metropolitana da capital alagoana. As atividades foram centradas na aplicação de jogos didáticos e brinquedos pedagógicos como ferramentas de estímulo à aprendizagem de assuntos da disciplina de Geografia e tiveram como objetivo servir de alternativa aos processos tradicionais de construção do conhecimento comumente empregados em sala de aula, visando despertar o interesse dos educandos pela matéria e conteúdos envolvidos. Através da análise dos dados, percebe-se que, utilizando o lúdico, despertou-se o interesse dos alunos em relação às abordagens da disciplina, o que confirma, portanto, a eficácia da metodologia adotada.

Palavras-chave


Projeto de extensão, atividades lúdicas, ensino de geografia.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


I Colóquio Internacional de Educação Geográfica e  IV Seminário Ensinar Geografia na Contemporaneidade

Universidade Federal de Alagoas - Maceió/AL, 12 a 14 de março de 2018