OS DILEMAS DA TRÍADE GEOGRAFIA FÍSICA, HUMANA E DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM GEOGRAFIA

Jaldemir Batista Bezerra, Felippe Pessoa de Melo

Resumo


Historicamente a Geografia apresenta discussões teóricometodológicas acerca da dicotomia Geografia versus Geografia Humana, o que acarreta problemas para o processo de ensino-aprendizagem em Educação Geográfica. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva discutir os dilemas da tríade geografia física, humana e disciplinas pedagógicas na formação do licenciado em geografia. Assim, são analisadas concepções teóricas e são problematizados os principais dilemas do ensino da Geografia. Portanto, a discussão do trabalho propõe uma superação da dicotomia Geografia Física versus Geografia cuja metodologia da problematização surge como elo para buscar a superação da fragmentação da Geografia.

Palavras-chave


Educação Geográfica, Dicotomia, Geografia Integrada

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


I Colóquio Internacional de Educação Geográfica e  IV Seminário Ensinar Geografia na Contemporaneidade

Universidade Federal de Alagoas - Maceió/AL, 12 a 14 de março de 2018