O LUGAR COMO REFERÊNCIA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA TRAJETÓRIA DOCENTE NO ESTADO DE SANTA CATARINA

Luciana Vieira

Resumo


O lugar como referência de aprendizagem no ensino de Geografia a partir da trajetória docente tem como objetivo a leitura do mundo a partir do conceito de lugar. O conceito de lugar tem como perspectiva marcar identidade, preservar o sentido de pertencimento dando significado a vida cotidiana dos/as estudantes da educação básica na rede pública de ensino no estado de Santa Catarina. A partir da experiência geográfica dos sujeitos de aprendizagem envolvidos com suas rotinas e vivências cotidianas é possível iniciar um estudo geográfico e ampliar para leitura integrada do mundo A pesquisa demonstra a diversidade de conceitos de lugar trazidos nas vivências destas crianças, bem como expressa na narrativa de minha trajetória docente em diversos lugares de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave


Ensino, Lugar e Geografia.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


I Colóquio Internacional de Educação Geográfica e  IV Seminário Ensinar Geografia na Contemporaneidade

Universidade Federal de Alagoas - Maceió/AL, 12 a 14 de março de 2018