CARTILHA EDUCATIVA COMO RECURSO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

Marcus Henrique Oliveira de Jesus Jesus, Anízia Conceição Cabral de Assunção Oliveira

Resumo


Este trabalho reflete sobre o tratamento da temática de degradação de espaços costeiros nas aulas de Geografia a partir da valorização do uso de cartilha educativa como recurso didático-pedagógico. Aborda, o currículo escolar de Geografia e a inserção das temáticas socioambientais como conteúdo de ensino socialmente relevante e, posteriormente, discute o uso de cartilhas para o ensino de Geografia, e o estudo do lugar de vivência. A construção de cartilha como recurso didático e pedagógico se configura como um importante elemento a ser usado nas aulas de Geografia pois possibilita, mediante a adoção de uma linguagem leve e lúdica, a reflexão sobre problemáticas que afetam o dia a dia dos alunos. A temática de degradação de ambientes naturais demanda o entendimento crítico dos fenômenos pelo seu reconhecimento enquanto categoria resultante da atuação/interferência de agentes transformadores no espaço.

Palavras-chave


Recursos Didáticos, Cartilha educativa, Temáticas socioambientais.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


I Colóquio Internacional de Educação Geográfica e  IV Seminário Ensinar Geografia na Contemporaneidade

Universidade Federal de Alagoas - Maceió/AL, 12 a 14 de março de 2018