FORMAÇÃO DOCENTE: O DESENHO COMO RECURSO DIDÁTICO E DE PESQUISA

Maria Francineila Pinheiro dos Santos, Thiago Calheiros Dantas

Resumo


Neste artigo discutem-se as percepções dos professores e licenciandos em Geografia sobre o conceito de lugar e de como este vem sendo trabalhado na Geografia Escolar. A opção por esta temática surgiu a partir da realização da oficina Múltiplas Linguagens no Ensino de Geografia, na qual foram analisados diferentes recursos didáticos para auxiliar a prática docente, dentre eles, o desenho enquanto instrumento metodológico na construção do conceito de lugar. A análise dos desenhos permitiu concluir que os docentes representaram ações verticalizadas das empresas, apontando criticas relacionadas à desigualdade social, e denotando o sentimento de pertencimento ao lugar em que vivem.

Palavras-chave


Geografia Escolar; Lugar; Desenho.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


I Colóquio Internacional de Educação Geográfica e  IV Seminário Ensinar Geografia na Contemporaneidade

Universidade Federal de Alagoas - Maceió/AL, 12 a 14 de março de 2018