SEMIOLOGIA CARTOGRÁFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Moacir Vieira da Silva, Otoniel Fernandes da Silva Júnior

Resumo


O trabalho ora apresentado foi resultado das oficinas cartográficas desenvolvidas na Escola Estadual José de Freitas Nobre (Mossoró, RN), pelos bolsistas do PIBID da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), subprojeto de Geografia. O objetivo principal dessas oficinas era desenvolver nos discentes participantes, por meio de atividades dinâmicas e interativas, a capacidade de construir, ler e interpretar representações espaciais. Adotaramse como procedimentos metodológicos: a) aplicação de testes de sondagem cartográficos; b) elaboração da oficina, com base nas informações obtidas com o teste; c) aplicação em sala de aula. Frisa-se que tais oficinas se configuraram como um recurso didático para o ensino e a aprendizagem cartográfica.

Palavras-chave


Alfabetização Cartográfica, Oficinas Cartográficas, PIBID.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


I Colóquio Internacional de Educação Geográfica e  IV Seminário Ensinar Geografia na Contemporaneidade

Universidade Federal de Alagoas - Maceió/AL, 12 a 14 de março de 2018