A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: NOTAS PARA PENSAR CONTEXTO E POLÍTICAS

Roberto Marques

Resumo


O presente trabalho é parte inicial da pesquisa intitulada “Cotidiano da docência no município do Rio de Janeiro”. A referida pesquisa se debruça sobre as relações de trabalho, as políticas e relações cotidianas que constroem o espaço escolar. O recorte deste trabalho são algumas políticas recentes que visam reordenar as escolas e regular a atividade docente. No caso, são apresentadas aqui algumas reflexões sobre movimentos de mudança na construção de uma nova identidade docente, demandada principalmente pelo capital no século XXI, e as pressões sobre as instituições que trabalham com licenciaturas. Ao longo do texto, são trazidas algumas situações de aula, na universidade, que ao mesmo tempo exemplificam e indicam demandas que vêm constituindo um imaginário sobre a docência.

Palavras-chave


Formação docente, cotidiano da educação, políticas públicas

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I Colóquio Internacional de Educação Geográfica e  IV Seminário Ensinar Geografia na Contemporaneidade

Universidade Federal de Alagoas - Maceió/AL, 12 a 14 de março de 2018