PENSANDO O LUGAR ATRAVÉS DAS REPRESENTAÇÕES ESPACIAIS: ANALISE DA FORMA E CONTEÚDO

Thiago Calheiros Dantas, Ana Paula Lopes da Silva

Resumo


O artigo tem como objetivo discutir os desenhos enquanto recurso didático no ensino de Geografia. Utilizaram-se desenhos e narrativas figurativas dos alunos do 6º ano de duas escolas públicas situadas em Pilar/AL. As representações dos alunos foram analisadas seguindo sua forma (desenho) e conteúdo (narrativas). A análise da forma-conteúdo pode mostrar o que o alunado sabe acerca das relações que possuem com o mundo no lugar (es), as especificidades do(s) lugar (es), e os sentimentos que as pessoas desenvolvem neste(s) espaço(s) e com o outro. Os resultados deste estudo demonstram que os alunos ressaltaram relações de pertencimento, identidade e a influência da mídia orientando suas concepções.

Palavras-chave


Lugar, Representações espaciais, Ensino de Geografia.

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I Colóquio Internacional de Educação Geográfica e  IV Seminário Ensinar Geografia na Contemporaneidade

Universidade Federal de Alagoas - Maceió/AL, 12 a 14 de março de 2018