A AULA DE CAMPO COMO MEIO DE APRENDIZAGEM CARTOGRÁFICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA

Tiágo Gomes dos Santos, Lindinalva Miguel da Silva

Resumo


Para facilitar a aprendizagem da cartografia no Ensino Fundamental, muitos docentes buscam apoio no uso de variados recursos e metodologias de ensino. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar a prática da aula de campo, como recurso pedagógico facilitador do ensino da cartografia nas aulas de Geografia do sétimo ano do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada é baseada em uma pesquisa-ação com duas turmas de sétimo ano de Coité do Nóia/AL e possui fundamentação teórica nas obras de Cavalcanti (2006); Antunes (2001); entre outros. Esse trabalho possibilitou aos alunos uma melhor compreensão da função, utilidade e da importância dos mapas, de seus elementos gráficos e sistemáticos, como meio de pensar e entender o espaço que estão inseridos.

Palavras-chave


Ensino Fundamental, Geografia, Cartografia

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


I Colóquio Internacional de Educação Geográfica e  IV Seminário Ensinar Geografia na Contemporaneidade

Universidade Federal de Alagoas - Maceió/AL, 12 a 14 de março de 2018