Relato de experiência: A produção de mandioca como meio de preservação dos costumes e do conhecimento tradicional na comunidade de Lagoa de São João, Aracoiaba–Ce.

Francisca Evelice Cardoso de Souza, Letícia Kenia Bessa de Oliveira, Rafael Santiago da Costa, Clebia Mardonia Freitas Silva

Resumo


A mandioca (Manihot esculenta) é originária do continente americano, sendo o seu cultivo juntamente a produção da farinha práticas integrantes da cultura e do conhecimento tradicional. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de plantio da mandioca, vivenciada por agricultor familiar, bem como objetiva, ressaltar a importância do conhecimento tradicional para a produção agrícola. Este trabalho consiste em um relato de experiência vivenciado pelos discentes da disciplina de Agricultura e Sociedade III, do curso de Agronomia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Para obtenção das informações foi realizada caminhada transversal, guiada pelo proprietário e por seu filho, em uma propriedade agrícola na comunidade de Lagoa do São João, situada no município de Aracoiaba - CE. Estes, durante caminhada transversal, descreveram as etapas de cultivo da mandioca, desde o plantio até a produção de farinha. Diante do observado foi possível compreender todas as etapas utilizadas para a produção da mandioca, e perceber a importância do conhecimento tradicional para a produção agrícola.

Palavras-chave: agricultor familiar, conhecimento tradicional, Manihot esculenta.


Texto completo:

Arquivo Completo

Referências


L. Cartaxo; C. S. Almeida; M. N. A. Silva. Oferta e demanda da mandioca no estado do Ceará: uma aplicação do método dos mínimos quadrados em dois estágios (mq2e). Disponível em: .

F. L. S. Oliveira. Avaliação e mapeamento dos impactos nos sistemas ambientais do Maciço de Baturité: o caso do município de Pacoti, CE. 2012. Dissertação (Pósgraduação em Geografia) – Departamento de Geociências, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2012.

J. S. P. Araujo; C. A. Lopes. Produção de farinha de mandioca na agricultura familiar. Manual Técnico, v. 13, 1983.

A. C S. Diegues. Conhecimento e manejo tradicionais: ciência e biodiversidade. São Paulo: NUPAUB, 2000.

MOURA, Adriana Ferro; LIMA, Maria Glória. A Reinvenção da Roda: Roda de Conversa, um instrumento metodológico possível. Revista Temas em Educação, v. 23, n. 1, p. 95-103, 2014.

ADCLSJ. Associação de Desenvolvimento Comunitário de Lagoa de São João. Projeto de Apoio à Festa da Colheita, Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Aracoiaba 2015. Lagoa de São João - Aracoiaba - Ce, junho de 2015.

E. M. Borba. A importância do conhecimento empírico: O caso da influência da Lua na produção da cultura da mandioca (Manihot esculenta) no processo ensino - aprendizagem do CEFET de Urutai – GO. Instituto de Agronomia, UFRRJ, 2005.

L. S. Souza; J. F. Fialho. Cultivo da mandioca para a região do Cerrado. Embrapa Mandioca e Fruticultura, sistemas de produção, v. 8, 2003.

C. Souza; M. L. Bragança. Processamento Artesanal da Mandioca: fabricação da farinha de mandioca. Belo Horizonte. EMATER/MG, 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Francisca Evelice Cardoso de Souza, Letícia Kenia Bessa de Oliveira, Rafael Santiago da Costa, Clebia Mardonia Freitas Silva