PRODUÇÃO DE ALIMENTOS EM BASE AGROECOLOGICA: breves reflexões

PAULA KAROLINY VICENTE DE OLIVEIRA

Resumo


Este artigo tem por objetivo apresentar alguns aspectos da produção de alimentos em base agroecológica como uma alternativa viável de substituição do método convencional de produção, apresentando as diferenças básicas entre ambos. A Agroecologia, enquanto alternativa de produção de alimentos converge com elementos do conceito de  Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), que  compreende a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis promovendo segurança alimentar e nutricional e o direito humano a alimentação adequada.


Texto completo:

Arquivo Completo

Referências


AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANTITÁRIA (ANVISA). Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA),2001.

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANTITÁRIA (ANVISA ).Reavaliação de agrotóxicos: 10 anos de proteção a população,2009.

ALTIERI, Miguel. Agroecologia: bases cientificas para uma agricultura sustentável.3.ed.rev.ampl.São Paulo, Rio de Janeiro: Expressão Popular, AS-PTA 2012.

BRASIL, A Segurança Alimentar e Nutricional e o Direito Humano a Alimentação Adequada no Brasil: indicadores e monitoramento da constituição de 1988 aos dias atuais, CONSEA, BRASÍLIA, nov. 2010

BRASIL, Mesa de controvérsias sobre impactos dos agrotóxicos na soberania alimentar e nutricional e no direito humano a alimentação adequada: relatório final. CONSEA, BRASÍLIA, 2014

BRASIL, O Direito Humano a Alimentação Adequada e o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. CONSEA, Brasília: ABRAND,2013.

Carneiro, F F; Pignati, W; Rigotto, R M; Augusto, L G S. Rizollo, A; Muller, N M; Alexandre, V P. Friedrich, K; Mello, M S C. Dossiê ABRASCO –Um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde. ABRASCO, Rio de Janeiro, abril de 2012.

CENTRO COLABORADOR DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO ESCOLAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (CECANE/UFOP). 2012. Agroecologia. Disponível em: . Acesso em: 28 set. 2015.

LEFF, E. Agroecologia e saber ambiental. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, v.3, n.1, jan / mar, 2002.

MACHADO, Luiz Carlos Pinheiro e MACHADO, Luiz Carlos Pinheiro Filho. Dialética da Agroecologia. 1ª ed. Editora Expressão Popular, São Paulo, 2014


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 PAULA KAROLINY VICENTE DE OLIVEIRA