Perfil do Consumidor de Pescado do Município de Penedo/AL, Brasil.

José Francisco Silva

Resumo


Um alimento rico em proteínas, sais minerais, ômega-3, cálcio, fósforo, ferro e selênio. Entre os benefícios de sua ingestão estão a redução do risco de acidente vascular cerebral (AVC), depressão e principalmente morte por doenças cardíacas. Neste cenário de aumento continuo de consumo, o mercado de pescado se preocupa cada vez mais em conhecer seu público alvo. O objetivo do presente estudo foi caracterizar o perfil do consumidor de pescado do município de Penedo. Para coletar os dados aplicou-se 100 questionários (formulários) composto de 15 perguntas cada, sendo os locais de coleta as feiras livres do Centro Histórico e do bairro Santa Luzia, além do Mercado de Peixe. Temos um consumidor predominantemente feminino (60%), com baixa escolaridade e renda. A carne preferida é o pescado (44%), no entanto a bovina é a consumida com maior frequência (39%). A feira livre é o principal local de aquisição, o que justifica a preferência por pescado vivo e fresco. Observa-se uma alta frequência de consumo, tendo 77% dos consumidores respondido comer peixe 2 ou mais vezes por semana, motivados em sua maioria pela preocupação com a ingestão de um alimento saudável. O preço justo e ideal para o kg de pescado ficou na média de R$ 7, 47. É censo comum entre os entrevistados a preocupação com as condições do pescado e local de comercialização, adquirindo com frequência tambaqui (Colossoma macropomum) e tilápia (Oreochromis niloticus). Conclui-se que o consumidor de Penedo prefere e consome frequentemente pescado motivado por sua preocupação com uma alimentação saudável. O poder público pouco atua para aumentar o consumo na região, apesar da cidade apresentar boas condições para a implantação de empreendimentos aquícolas.

Palavras-chave: Entrevistas, conhecer, consumo.

 


Texto completo:

Arquivo Completo

Referências


ARAÚJO, D. M. et al. Aspectos de aquisição e consumo de peixes na feira livre da cidade de Penedo-AL. Bol. Inst. da Pesca. São Paulo, v. 41, p. 429-440, 2015.

ARAÚJO, D. M. et al. Aspectos de aquisição e consumo de peixes na feira livre de Porto Real do Colégio – Alagoas. Bol. Inst. Pesca. São Paulo, v. 41, v. 961 – 973, 2015.

BRASIL. Ministério da Pesca e Aquicultura. Boletim estatístico da pesca e aquicultura Brasil 2011. Brasília: MPA; 2011.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Manual de procedimento para estabelecimento industrial de pescado: Produtos frescos e congelados. Brasília: MAPA; 2007.

COSTA, J. R. A. Projeto - venda e conservação de peixe fresco. 2012. 56 p. Dissertação (licenciatura em ciências empresariais e organizacionais - gestão) – Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde, 2012.

LIMA, V. M. M. et al. Plano de manejo pesqueiro e comercialização do pescado na cidade de Penedo, estado de Alagoas, Brasil. Revis. Eng. Pesca, [ S. l.], v.5, p. 9 – 22, 2010.

WWW.Cidades.ibge.gov.br. Acessado em 22 de junho de 2016.

Lopes, I. G; Oliveira, R. G; Ramos, F. M. Perfil do consumo de peixes pela população brasileira. Biota Amazônica. Macapá, v. 6, n.2, p. 62-65, 2016.

MINOZZO, M. G.; HARACEMIU, S. M. C.; WAZCZYNSKYJ, N. Perfil dos consumidores de pescado nas cidades de São Paulo (SP), Toledo (PR) e Curitiba (PR) no Brasil. Revista da SPCNA, [ S. l.], v.11, n.3, p. 133-140, 2008.

OLIVEIRA, T. R. A. Meu lugar é o rio: Aspectos identitarios da comunidade de da comunidade de pescadores artesanais do povoado Resina, Brejo Grande/SE. 2012, 82 p. dissertação de mestrado. Universidade Federal da Bahia. Bahia. 2012.

ROCHA, A. S.; CAUBER, A. A.; SILVA, R. P. Perfil do consumidor de pescado no município de Palmas- Tocantins. In; congresso Brasileiro de zootecnologia - Dimensões Tecnológicas e Sociais da Zootecnia. 25. 2015, Fortaleza – CE. Anais do XXV do Congresso Brasileiro de Zootecnia, 2015. p. 1-3.

SANTOS, E. L. et al. Perfil do consumo de pescados na cidade de Coruripe, Alagoas. Acta Veterinária Brasílica. [ S. l.], v.9, n.2, p.153-159, 2015.

Sartori, A. G. O.; Amancio, R. D. Pescado: importância nutricional e consumo no Brasil. Rev. Segurança Alimentar e Nutricional, v.19, n.2, p. 83-93. Campinas, 2012.

SOARES, E. C. et al. Ictiofauna e Pesca no Entorno de Penedo, Alagoas. Revista Biotemas. v. 1, n. 24, p. 61-67, 2011.

TAVARES, G. C. et al. Perfil do consumo de pescado na cidade de Belo Horizonte, MG. B. Indústr. anim. [ S. l.], v.70, n.3, p. 230-236, 2013.

Xavier, C. M. O.; Peixoto, A. F.; Franque, M. P. Perfil socioeconômico dos consumidores de pescado fresco comercializados em feiras livres da cidade de Garanhuns-PE. In: Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 12, 2013, Recife. Anais da Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão. Recife, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 José Francisco Silva